Como lidar com crianças hiperativas durante as férias escolares?

OH1W5T0.jpg
Imagem: Freepik.

Uma preocupação dos pais durante as férias escolares é sobre o entretenimento dos filhos. Durante uma manhã tranquila, é possível levar os pequenos para o parquinho. Mas se estiver chovendo, como distraí-los em casa? Caso ele seja hiperativo, é ainda mais complicado. Para auxiliar as famílias com essa tarefa árdua, a psicóloga Lia de Paula Moraes sugere algumas dicas.

Lia diz que o segredo é ser criativo e tentar envolver os filhos em atividades simples, como, por exemplo, jogos de memória. Ou pode-se usar uma folha de papel grande onde cada participante tenha de desenhar, com uma única cor de lápis, um objeto e animal para, em seguida, falar sobre o que fez. “Isso se torna um passatempo prazeroso para os pais e os filhos”, explica.

Para a especialista, o importante é indicar atividades para a criança e interagir com ela. Os pequenos precisam sentir-se envolvidos e é importante sempre falar com eles olhando em seus olhos. “Derivado do olho no olho, pode-se fazer concurso de caretas, ou disputar quem ri primeiro perde. Qualquer invenção é bem-vinda”, afirma Lia.

Com essas simples brincadeiras, o tempo passa mais rápido sem gastar muito dinheiro e sem a interferência dos jogos eletrônicos. “A interação e atenção dos pais será sempre um saldo positivo no relacionamento familiar”, conclui.

 

BANNER ESCOLAS DO BEM - APP