Especialista dá dicas para tornar a volta às aulas um momento fácil para a família

cheerful-student-painting-with-classmates-background_1098-3719
Imagem: Freepik.

 

O começo do ano é cheio de novidades para as crianças, principalmente quando o primeiro dia de aula se aproxima. Seja a primeira experiência ou retorno às aulas, este momento é sempre delicado tanto para ao pais como para os pequenos. Se adaptar a uma nova rotina, voltar aos antigos hábitos e aos poucos deixar a tranquilidade das férias escolares não é tão simples e, muitas vezes, podem surgir birras, dúvidas e problemas de habituação para ambas as partes.

De acordo com a pediatra, Dra. Maju Carvalho, se a criança terá de passar por uma adaptação escolar, seja apenas a volta às aulas ou mudança de escola, quanto mais cedo começar a trabalhar nisto, melhor. “Não é um momento fácil. Afinal, a criança se vê no meio de pessoas estranhas e novas regras com as quais precisa conviver”, comenta a especialista. Uma boa dica é incentivar que os pequenos comecem a se familiarizar com o universo escolar, como organizar o material, o uniforme e a mochila.

No entanto, mesmo com toda a preparação feita pelos pais ou responsáveis, algumas crianças podem fazer muita birra nos primeiros dias de aula. É preciso entender que é um momento delicado para os pequenos e fazer birra é uma consequência por estarem se sentindo perdidos e nervosos. “A recomendação é agir com autoridade e firmeza, porém, nunca gritar ou se alterar, pois essas atitudes podem assustar ainda mais a criança”, aconselha a pediatra.

Além disso, muitos pais ficam em dúvida sobre o que mandar na hora do lanche. Porém, o ideal é tentar combinar alguma fruta ou legume, carboidrato, proteína e a bebida.

LANCHEIRA-ESCOLAR-PARA-OS-FILHOS.png

Confira abaixo algumas opções que podem compor uma lancheira saudável e saborosa para as crianças:

 

1° – Goiaba + pão de leite + cream cheese + suco de uva;

2° – Morango e uva + bolo de cenoura + uma fatia de queijo fresco +suco de abacaxi;

3° – Salada de frutas + cereal integral + iogurte de garrafinha + água mineral;

4°- Cenouras baby + pão de queijo + água de coco

5°- Manga + bisnaguinha integral com geleia + ovos de codorna + suco de melão.

 

BANNER ESCOLAS DO BEM - APP