Os benefícios da amamentação para a mulher

As vantagens do aleitamento materno não se limitam ao recém-nascido. Amamentar faz bem para a saúde e bem-estar da mãe. Patrícia Scalon, consultora e enfermeira da equipe do Grupo de Apoio de Aleitamento Materno da Maternidade São Luiz Itaim, explica quais são esses benefícios:

1.    Perda de peso: o aleitamento favorece a perda de peso durante a gestação. Amamentar gasta entre 400 e 600 calorias por dia. 

2.    Os hormônios responsáveis pela produção e ejeção de leite também agem na redução do sangramento no pós-parto (que dura em média 40 dias) e auxilia a cicatrização do útero. “O aleitamento tem um papel muito importante nesse processo, pois ao amamentar o útero é contraído. Isso auxilia que ele volte ao seu tamanho normal”, diz Patrícia. Caso o útero não cicatrize a mulher pode ter hemorragia.

3.    O aleitamento materno exclusivo até o 6º mês também traz benefícios em longo prazo. “Mulheres que amamentaram terão menos chance de desenvolver diabetes, câncer de ovário e de mama no futuro”, explica a enfermeira.