A importância da leitura no desenvolvimento infantil

content-granny-two-leisure-casual_1262-2882
Imagem: Freepik.

A leitura é fundamental para o desenvolvimento da imaginação, criatividade e outras habilidades cognitivas das crianças, além de melhorar a compreensão e a produção de textos. De acordo com um estudo realizado pela Fundação Itaú Social, o incentivo à leitura na primeira infância está entre os fatores determinantes para o desenvolvimento intelectual e motivação acadêmica do estudante. Além disso, o aprimoramento da leitura, aos sete anos, afeta o nível socioeconômico que o indivíduo obterá aos 42.

De acordo com a coordenadora pedagógica Thalita Thomé, ler histórias é a forma mais eficaz de gerar interesse pelos livros. “Quando os pais se sentam com os filhos para ler, criam um laço afetivo entre a criança e a literatura, além de ser um momento muito especial de interação familiar, algo tão importante nos dias de hoje”, afirma a pedagoga.

Na hora de contar histórias, Thalita Thomé afirma que a criatividade é livre. “Os livros têm o poder de transportar a criança para outro mundo e ampliar seus conhecimentos de forma divertida. Por isso, os pais podem usar a criatividade com teatros, usar objetos que tenham em casa, fazendo com que a criança se senti a parte de uma aventura”, conclui a coordenadora.

 BANNER ESCOLAS DO BEM - APP