Contato com micro-organismos presentes na natureza estimula o desenvolvimento da criança

children-playing-in-a-sand-park_1153-1996.jpg
Imagem: Freepik.

Apesar de causar dor de cabeça nos pais que gostam de ver seus filhos sempre limpinhos, deixar as crianças entrarem em contato com os micro-organismos presentes na natureza estimula o desenvolvimento da imunidade natural da criança. Esse contato promove o desenvolvimento de anticorpos e aprimora a capacidade de combater germes e bactérias, aumentando a resistência das crianças às infecções. Ou seja, um pouquinho de sujeira não faz mal a ninguém.

De acordo com a pediatra, Dra. Maria Júlia Carvalho, o contato com a “sujeira” do meio ambiente, como terra, barro, argila e areia fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e diversas alergias. “No meio ambiente existem inúmeros agentes e micro-organismos que ajudam a amadurecer as funções do sistema imunológico, protegendo o organismo e fortalecendo a saúde da criança”. Os pais devem proporcionar as condições para que essa etapa ocorra naturalmente, não impedindo que seus filhos desfrutem dos momentos ao ar livre, complementa a médica.

No entanto, é preciso equilíbrio e consciência, já que brincar na terra e se sujar são hábitos saudáveis, mas ficar sujo não. Por isso, para preservar a saúde dos pequenos é fundamental que o passo seguinte a diversão seja tomar um banho e incentivar a higiene das mãos.

“É claro que não basta deixar se sujar para que os anticorpos das crianças se fortaleçam. Uma alimentação rica e balanceada, hidratação constante com água e estímulo ao aleitamento materno  são fundamentais para o bom desenvolvimento da imunidade da criança. Além disso, manter o calendário vacinal em dia também é fundamental”.

 

810x400 instituto infancia-app3