Conheça os benefícios da cenoura na alimentação das crianças

cenoura.png
Foto: Canstockphoto.

Por ter sabor levemente adocicado, algumas vezes a cenoura não precisa de tanto esforço para agradar ao paladar da criançada. Porém, como muitos pequenos torcem o nariz só de ver um legume no prato, vale a pena conhecer formas diferentes de apresentar essa raiz que traz tantos benefícios para nutrição da criança.

“Ela tem ótimo valor nutricional e destaca-se pela grande quantidade de betacaroteno, substância que se converte em vitamina A no organismo e tem função importante na manutenção da visão e do sistema imunológico”, afirma a nutricionista Cyntia Bassi.

Ainda contém vitaminas C, D e do complexo B, fibras que regulam o funcionamento do intestino e reduzem o colesterol e minerais como ferro, iodo e potássio. Na dieta das crianças, o alimento ajuda no crescimento, na cicatrização e fortalece as defesas do corpo contra infecções

A apresentação faz a diferença

Especialistas afirmam que é preciso oferecer um mesmo alimento à criança cerca de oito vezes para que ela se acostume com seu sabor. Para isso, é preciso variar na forma de fazer. Não adianta, por exemplo, insistir na cenoura ralada se o pequeno já não quis algumas vezes.

Experimente preparar um alimento refogado, assado, picado de diferentes modos, com variados temperos e monte pratos divertidos.

Segundo a nutricionista, é possível incluir no cardápio das crianças as baby cenouras, que têm aparência mais atrativa, facilitando a montagem dos pratos, e também possui bom valor nutricional.

Contar histórias ou dar nomes criativos às receitas também funcionam bem. “Um estudo realizado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, apontou uma solução simples que aumentou o consumo da cenoura em 33%: ela foi oferecida às crianças com o título de X-Ray Vision Carrots (em português, cenouras visão de raio-x), destacando seu uso por super-heróis para potencializar a visão”, comenta Cyntia.

Vale destacar algumas dicas saudáveis do alimento: 

– Por conter betacaroteno, a cenoura protege contra os danos causados pelos raios solares. Mas isso não dispensa o uso de filtros solares, ok?

– Para oferecer o legume como petisco, corte-o em palitinhos.

– A cenoura é uma ótima opção para bebês que estão começando a ingerir alimentos sólidos. É só cozinhar bem e amassar, formando um purê.

– Os nutrientes se concentram na superfície do legume. Portanto, não retire totalmente a casca, apenas raspe-a.

 

Fonte: Cyntia Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

 

9722_01_A_810x400px_Banner-Mobile_Escolas-do-bem_Nutrifam