Conheça os alimentos que parecem ser inofensivos, mas não são

4623.jpg
Foto: Canstock.

As propagandas de salgadinhos (e outras porcarias, como diziam nossas mães) usam e abusam dos personagens infantis, de cores e sabores para atrair a atenção da garotada, mas são totalmente nocivos para os pequenos. “Estes alimentos processados/industrializados são ricos em sódio e conservantes que dão sabor. O consumo deles pode trazer consequências como entupimento das artérias, desgaste ao coração, risco de infartos, hipertensão e danos aos rins”, alerta a Dra. Isa Maria de Gouveia Jorge, nutricionista da USP. A especialista reforça que o ideal é evitá-los e dar preferência aos alimentos in natura, como frutas e legumes.

Os produtos industrializados são compostos por substâncias palatáveis que têm o poder de viciar. É importante ficar de olho no rótulo e fugir de produtos que tenham na composição gorduras saturadas, insaturadas, hidrogenadas, gordura trans. É preciso ter moderação com enlatados e seus conservantes. Produtos diet e light também devem ser evitados, pois têm alto teor de sódio.

Veja a lista de alimentos que parecem saudáveis, mas não são:

Barra de cereais – A maioria é rica em sódio e açúcar e, apesar do nome, não são tão ricas em fibras como pensamos.

Cereal matinal – Geralmente à base de milho, estes produtos são calóricos, ricos em açúcar e carboidratos e pobres em fibras. Prefira granola.

Frios e embutidos – não são aconselháveis por serem alimentos industrializados ultraprocessados.

Sucos de caixinha – estas bebidas possuem corantes e aromatizantes. São pobres em fibras e vitaminas que estão presentes nos sucos de frutas naturais.

Achocolatados – são feitos com o soro do leite e, portanto, não são fonte de cálcio. A falta de cálcio pode levar à formação de ossos fracos e favorecer a osteoporose na maturidade.

Nuggets – São ricos em calorias, sal, açúcar e gorduras o que fazem deste produto uma escolha nada saudável.

Fonte: Isa Maria de Gouveia Jorge, nutricionista e doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.
 

9722_01_A_810x400px_Banner-Mobile_Escolas-do-bem_Nutrifam