10 alimentos que ajudam a criança a dormir bem

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Foto: CanStockPhotos

Assim como certos alimentos dão mais energia para as atividades diárias, outros auxiliam com o relaxamento e induzem a um sono de qualidade.

Porém, sozinha, a dieta não consegue combater doenças do sono – portanto, se problemas como a insônia forem crônicos nas crianças (que já duram três meses ou mais), o ideal é procurar um médico e buscar o melhor tratamento.

Saiba o que colocar no prato dos seus filhos para que eles tenham uma noite tranquila de sono (as dicas também serve para os pais):

Banana: é fonte de vitamina B6 e do aminoácido triptofano, dois nutrientes com papel importante na produção de serotonina, o hormônio que, entre muitas outras funções, regula sono e apetite.

Gergelim: outro alimento rico em vitamina B6. As vitaminas do complexo B são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Aveia: além de conter triptofano, é fonte de carboidratos. Eles também participam da produção de serotonina e são essenciais para o controle das emoções. A falta de carboidratos pode provocar fadiga e mau humor. Aposte em fontes saudáveis, como cereais integrais.

Grão-de-bico: mais uma fonte de triptofano, colabora com a manutenção de um sono contínuo, e é rico em fibras, minerais e vitaminas, que mantêm as funções do organismo em equilíbrio.

Ovo: é rico em vitamina B12 e em colina, substância associada à melhora da depressão e da memória, ou seja, age beneficiando o cérebro.

Linhaça: por ser fonte de ômega 3, ajuda na regulação dos neurotransmissores, melhorando o sono e diminuindo irritabilidade e ansiedade. O ômega 3 é uma gordura benéfica que compõe os neurônios, favorecendo a transmissão de informação entre eles.

Salmão: outra fonte de ômega 3, também contém vitamina B12, importante para a conversão do triptofano em serotonina.

Folhas de maracujá: o efeito calmante se concentra nas folhas, e não na polpa da fruta. Assim, um chazinho feito com essa parte da planta ajuda a acalmar e favorece o sono. Beba à noite.

Couve: reduz o estresse e é importante para o relaxamento muscular, pois é rica em potássio, cálcio e magnésio. Em dias quentes, a dica para incluir o alimento no cardápio é bater as folhas frescas com um pouco de água, distribuir em formas de gelo e levar ao freezer. Depois, é só utilizar os cubinhos em sucos, no lugar do gelo comum.

Castanhas: ricas em antioxidantes e ômega 3, reduzem a ansiedade e os efeitos do estresse. O ideal é ter moderação: 2 ou 3 unidades por dia é o suficiente.

 

Fonte: Revista Na Mochila
Texto de Marisa Sei

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