Faça uma Maria fumaça com seu filho

12e

No século XIX, surgiram as primeiras locomotivas a vapor. Mais tarde, já no Brasil, receberam o nome popular de “Maria-Fumaça” devido à grande quantidade de vapor e fumaça produzidos em movimento. Agora, faça com seu filho uma Maria-fumaça de sucata, reaproveitando materiais que têm em casa. A dica é do Adriano Gianolla, do Atelier de Artes  – http://www.adrianogianollaartes.com.

Material necessário:

Tesoura
Lápis
Régua
Cola quente
Caixa de leite
Caixa de suco
Garrafinha de água
Tampa de garrafão (galão de água)
6 tampinhas de garrafa pet
Canudinhos
Papelão
1 tampa grande (de garrafa de amaciante)
Tintas coloridas

Passo 1: Com a cola quente, cole as tampinhas de garrafa pet na caixa de suco, formando as rodinhas do trem. (A cola quente deve ser manuseada por um adulto).

02e

Passo 2: Desenhe com régua e lápis no papelão, um retângulo maior que a caixa de suco. Recorte e cole com a cola quente.

04e

Passo 3: Para a frente do trenzinho, faça um quadrado , depois corte as pontas de um dos lados, formando uma bandeirinha. Dobre ao meio e faça um vinco, seguindo a ponta que formou. Faça outro vinco no outro lado do papelão, medindo 1cm, formando uma cruz com vincos.

05e

Passo 4: No retângulo colado na caixa de suco, cole a bandeirinha de papelão no vinco marcado.

06e

Passo 5: Na caixa de leite, desenhe com um lápis as janelinhas que ficarão na parte da frente do trenzinho. Depois, desenhe janelas maiores para as laterais. Recorte como indicado na imagem. Cuidado para não amassar a caixa.

07e

Passo 6: Cole a caixa de leite, a tampa de garrafão e a garrafa de água na caixa de suco. Depois cole os canudos nas laterais

09e

Passo 8: Com as sobras do papelão, recorte um retângulo menor para o telhado da cabine. Dica: enrole o papelão para dar um efeito abaulado e cole sobre a caixinha de leite criado a cobertura da cabine.

10e

Passo 9: Para finalizar, cole uma tampa grande em cima da garrafa de água, formando a chaminé.

11e

Dica para a pintura: você pode usar as sobras das tintas, corante líquido ou bisnaga para tingir. Verifique se a tinta é indicada para crianças, para não dar alergias.

Anúncios