Saiba como lidar com a intolerância ao glúten

Se já é difícil fazer as crianças comerem quando elas não apresentam intolerância a certos alimentos ou ingredientes, imagine aquelas que não podem consumir nada que leve glúten na composição? Para se ter ideia, o glúten está presente principalmente em cereais, biscoitos e pães que contêm trigo, centeio, cevada ou aveia como ingredientes.

O glúten pode causar intolerâncias ou alergias por conta da dificuldade que o organismo tem em absorvê-lo. Ou seja, o corpo reconhece o glúten como um agente agressor e tenta combatê-lo. “Nesse caso, o sistema imunológico é ativado, causando algumas reações, com a finalidade de eliminar o glúten do organismo. Estas reações variam muito de pessoa para pessoa, podendo apresentar sintomas alérgicos, coceiras, manchas na pele, diarreias, gases, perda ou ganho de peso, anemia e baixa imunidade”, afirma a nutricionista Bruna Joaquim Carneiro.

A especialista ressalta a importância de buscar orientação de um profissional de nutrição, bem como cortar da dieta os alimentos que contenham glúten, com o intuito de verificar se o problema é decorrente de alergia ao nutriente.

Uma vez diagnosticado o problema, é fundamental cortar o glúten do cardápio, de preferência de toda a família, para não despertar na criança a vontade de consumir alimentos que ela não pode.

 

Fonte
Bruna Joaquim é nutricionista 

 

 

9722_01_A_810x400px_Banner-Mobile_Escolas-do-bem_Nutrifam

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s