Conheça os benefícios do leite para as crianças

O leite é o alimento com maior concentração de cálcio, mineral que age diretamente na formação da massa óssea. E cerca de 70% dela é formada até a adolescência. Por isso, ele se torna um alimento fundamental durante a infância. Também é fonte de minerais, como potássio (importante para o equilíbrio dos fluidos corporais e as contrações musculares), o fósforo (essencial para a formação óssea e o fornecimento de energia para as células) e o magnésio (que auxilia na absorção das proteínas e em outros processos no organismo da criança).

O leite também é fonte de vitamina A, que aumenta a imunidade, combate doenças de pele e melhora a visão; vitamina B1, que ajuda no funcionamento cerebral e cardíaco; vitamina B2, que protege contra a anemia e outras vitaminas do complexo B, que ajudam no crescimento e no ajuste do sistema imunológico.

Os iogurtes, além de conservarem as características nutricionais do leite, também contam com a presença de probióticos. A maior popularidade do iogurte está no fato de ser fácil de tomar, pode apresentar um sabor mais agradável, apresenta aspectos nutritivos e benefícios à saúde numa boa medida, além de contribuir para o consumo de proteínas. Também é rico em cálcio, fósforo, potássio, zinco; além de conter algumas vitaminas do complexo B. O iogurte integral contém ainda boas quantidades de vitamina A. Muitos, hoje em dia, são enriquecidos com mais cálcio e vitamina D.

Os queijos também são alimentos fundamentais para uma vida saudável, fonte dos nutrientes encontrados no leite.  Porém, tanto para iogurtes como para queijos é necessário ter muito cuidado nas escolhas. No caso dos iogurtes, opte por aqueles com menos ou sem açúcar adicionado, com menor número de conservantes, aromatizantes e outros ingredientes industrializados. Já para os queijos, opte  por aqueles com menor teor de gorduras e sódio.

Dicas para lancheiras: Você pode colocar uma vitamina de leite batida com frutas, iogurte desnatado ou com poucos aditivos, queijo em fatias ou pedaços; pode acrescentar torradinhas integrais com queijo processado ou cream cheese. Além disso, pode fazer um patê com requeijão ou cottage para que a criança espalhe no pão.

 Dicas de lanches:

– Suco de frutas natural + pão de forma integral com queijo fresco
– Água de coco + biscoito salgado integral com cream cheese + fruta
– Iogurte + aveia + fruta
– Fruta + pão de queijo caseiro

 

Fonte: Dra. Patricia Canineu, médica nutróloga da ENVIVA Consultoria em Saúde e Nutrição.

 

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