Conheça os benefícios da massagem para as grávidas

Massagens relaxantes são bem-vindas em qualquer fase da vida, em especial na gravidez. Minimizam áreas de tensão, relaxam a musculatura em geral e trazem sensação de bem-estar.

“Quando associadas a banhos de imersão, as massagens nos ombros e na região da lombar são ainda mais efetivas”, destaca a fisioterapeuta Jacqueline Bertagna do Nascimento.

Contudo, é necessário procurar um profissional capacitado, seja para se submeter a massagens ou a outros tratamentos, como à drenagem linfática. “Esses procedimentos precisam ser feitos de forma criteriosa. Nos três primeiros meses da gravidez, deve-se evitar a manipulação e estimulação de locais como panturrilha, tornozelo e joelhos, pois, segundo os preceitos da Medicina Oriental (Chinesa), há pontos específicos nessas regiões das pernas que correspondem à pele, ao abdômen e ao ventre, podendo estimular o sangramento e o aborto”, avisa a fisioterapeuta.

Prestando atenção nas recomendações, basta se entregar às massagens e livrar-se das dores.

 

 

Fonte
Jacqueline Bertagna é fisioterapeuta e coordenadora do serviço de fisioterapia e reabilitação postural do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral

 

it (9)

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s