Conheça as principais causas da amamentação dolorida

A amamentação é um momento de interação entre mãe e filho, que traz vários benefícios à saúde de ambos. Porém, a mãe deve tomar alguns cuidados para que esse ato não gere dor e desconforto. A principal queixa é ter o bico do seio rachado e sensível, o que causa inflamações e dificulta o aleitamento.

Se a amamentação não for agradável para a mãe, também não será para o bebê. Por isto é recomendável buscar ajuda logo. Veja quais são as principais causas da amamentação dolorida:

1- Seios intumescidos
A retenção temporária de líquidos (que ocorre no final da gravidez ou no parto) ou a turgidez (quando o leite aumenta poucos dias antes do parto) podem dificultar ao bebê pegar no peito.

2- Mamilos grandes ou invertidos
O formato do seu mamilo pode ser genético ou apenas provocado por um edema temporário. Talvez você precise de ajuda especializada até que seu bebê consiga pegar o peito.

3- O bebê não abre bastante a boca
O bebê pode não abrir nem a boca e não conseguir pegar direito o peito, o que é comum depois de um parto difícil. 

4- Posição do bebê
O bebê pode não estar posicionado perto o bastante do seu seio. Os reflexos para mamar podem estar reduzidos e ele pode apertar ou esfregar seu mamilo, que sofrerá o atrito com a parte mais dura da boca do bebê.

5- Obstruções ou mastite 
É vital que todas as partes do seio sejam bem esvaziadas. Qualquer retenção pode provocar uma amamentação dolorosa e muitos outros problemas.

6- Língua presa
Se o bebê tiver um freio da língua curto, pode não conseguir estirá-la o bastante para pegar o peito. Talvez seja preciso fazer uma pequena intervenção para soltá-lo. Procure a opinião de um especialista.

Fonte: A Bíblia do bebê.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s