Sete fases que as grávidas passam durante a gestação

A gravidez é uma fase determinante e especial na vida das mulheres. Acontecem importantes transformações, tanto físicas quanto emocionais, e isso pode trazer angústia, afinal, o cotidiano da mulher e das pessoas de seu convívio se altera drasticamente.

Tendo em vista que conhecer todas essas fases auxilia no cuidado e na compreensão da mulher consigo mesma e também dos seus familiares, a Dra. Valeria Carbone, especialista em ultrassonografia ginecológica e obstétrica, listou as 7 principais mudanças provocadas pela gravidez das quais toda mulher pode vivenciar. Confira:

Enjoos e excesso de sono
A progesterona é o hormônio presente na gestação, responsável por causar enjoos matinais e excesso de sono, além de salivação e alteração de humor. É importante lembrar que, embora muito comuns, esses sintomas variam de organismo para organismo, e a ausência deles não representam alerta.

Queda de pressão e aumento dos batimentos cardíacos
O aumento da vascularização na gestante, provocado pelo hormônio estrogênio, pode causar surtos de calor, rinite e ocasionar quedas de pressão. Sendo comum também o aumento dos batimentos cardíacos da mãe devido o aumento do volume de sangue corpóreo.

Diminuição de libido
Na fase próxima ao parto, o hormônio responsável pela produção de leite materno – prolactina – pode causar a diminuição da libido e o ressecamento vaginal durante a amamentação.

Dores e oscilação de humor
A partir do terceiro trimestre as adaptações do eixo de equilíbrio do corpo e o aumento de volume do útero podem causar dores no corpo – principalmente nas costas – e consequentemente a gestante apresenta maior irritabilidade, demonstrando oscilações de humor.

Baixa autoestima
Muito importante durante todo o processo da gestação, que a futura mamãe possa contar com o apoio constante de familiares, amigos e principalmente de seu companheiro, já que alterações indesejáveis podem ocorrer como: aumento de peso, oscilações de humor e surgimento de estrias, por exemplo.

Todo esse apoio é crucial para que sua autoestima não seja abalada.

Diabetes gestacional
Os hormônios produzidos em todo o período da gestação agem contra o efeito da insulina, podendo ocasionar diabetes gestacional – aumentando o nível açúcar no sangue materno.

Cuidados e prevenções
A mais importante prevenção contra as alterações metabólicas e de todas as complicações já citadas anteriormente, é manter uma dieta balanceada, seguir as recomendações do médico obstetra e realizar o acompanhamento do pré-natal corretamente.

Fonte: Dra. Valeria Carbone, especialista em ultrassonografia ginecológica e obstétrica.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s