Aproveite o momento na cozinha com os pequenos para preparar pratos divertidos

Para os especialistas, conhecimentos sobre nutrição deveriam ser adquiridos desde os primeiros anos de vida. Assim, a criança cresce sabendo da importância de se alimentar bem e aprende a explorar melhor os alimentos disponíveis, educando o paladar. Uma boa maneira de favorecer esse aprendizado é levando a criançada para a cozinha, o que pode acontecer em casa ou mesmo na escola. Basta escolher uma receita saudável e divertida e ter sempre a supervisão de um adulto.

“As oficinas culinárias, por exemplo, têm como finalidade estimular a criança a olhar o alimento não só a fim de nutrir-se, mas também como forma de expressão e arte. É uma boa forma de aprender as receitas, trabalhar em equipe e fazer com que ela tenha noção de nutrição, higiene e explore os sentidos”, destaca a nutricionista Vanessa Minossi.

Em casa, cozinhar juntos fortalece o vínculo familiar, já que torna a obrigação de preparar a comida em um momento de lazer e aprendizado. Para começar, confira uma receita prática que vai agradar a criançada durante e após o preparo!  E se algo der errado, Vanessa avisa: “Errar na quantidade dos temperos e não acertar o ponto de alguns pratos é bastante comum. O importante é fazer dessas situações um aprendizado e incentivar novos experimento culinários, que acabam estimulando escolhas mais saudáveis, com menos fast food e industrializados”. O lanchinho pode ser consumido em casa ou até ser levado para a escola na lancheira!

FAROFA DE PIPOCA

farofa_de_pipoca__por_stela_morato.jpg

Ingredientes
–  2 colheres (sopa) de manteiga
–  1 colher (sop) de azeite ou óleo de milho
–  1 colher (chá) de sal grosso
–  100g de milho de pipoca

Modo de preparo
Aqueça a manteiga, o azeite e o sal numa panela. Coloque o milho de pipoca, mexa bem para ele ficar todo empapado de manteiga e tampe a panela. Chacoalhe sempre para não grudar no fundo. Quando estiver pronta, divida em três partes iguais e bata uma de cada vez no liquidificador. Para melhor trituração, é importante sacudir o aparelho. Dica: sirva com carnes.

Fonte: Vanessa Minossi, nutricionista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s