Aprenda a fazer uma pista de corrida de papelão

Brincadeira e matemática são os elementos dessa divertida atividade que você pode fazer junto com seu filho! Elaborada pelo artista plástico Anderson Rosa (o Andão), essa pista feita com materiais simples e um passo a passo facinho, vai estimular os pequenos a fazerem cálculos básicos num animado jogo de pontuação que todos da família podem brincar!

Materiais 

-1 Caixa grande de papelão
– Palitos de sorvete
– Copos descartáveis
– Bolinhas de gude
– Cola quente
– Tintas coloridas
– Pincéis
– Fita crepe
– Tesoura

2

Passo 1: Pinte os palitos de sorvete com cores variadas e espere secar.

3
Passo 2: Pegue a caixa de papelão e escolha uma lateral grande, sem dobras e recorte, deixando 4cm nas laterais dobradas para que as bolinhas não escaparem pelos lados.

4

Passo 3: Cole um pedaço de fita crepe na parte de baixo do papelão, para estabilizar as laterais e segurar os copos que serão colocados depois. Comece a colar os palitos de sorvete coloridos no papelão usando a cola quente, deixando um espaço entre os palitos do tamanho de uma bolinha de gude, para que elas possam percorrer sem paradas o trajeto até os copinhos.

5

Passo 4: Você pode quebrar alguns palitos ou dobrá-los, e colar no caminho com o intuito de dificultar o trajeto que as bolinhas percorrerão. Deixe um espaço na parte final do papelão para acomodar os copos.

6

Passo 5: Pinte os copos descartáveis como quiser, com o objetivo de diferenciar e estabelecer uma pontuação para cada um, identificando cada copo com um número diferente. (Essa parte você pode pedir para o seu filho fazer, pintando e numerando cada copo como ele achar melhor).
7

8

Passo 6: Na parte inferior do papelão, cole os copos enfileirados, prendendo-os com um pedaço de fita crepe entre as bordas, e depois com alguns pingos de cola quente no papelão, para ficarem bem firmes.

9

Passo 7: Confira se todos os palitos estão firmes no papelão. Faça um teste para ver se as bolinhas estão passando no caminho entre os palitos, e se estão caindo corretamente nos copinhos. Se for necessário, cole mais palitos para direcionar os caminhos.

10

 Como jogar

– Com a pista inclinada, um jogador de cada vez lança todas as bolinhas de gude;
– Soma-se a pontuação de acordo com a quantidade de bolinhas que caíram em cada copo;
– O jogador com a maior soma de pontos ganha o jogo! (foto 11)

 

Fonte
Anderson Rosa, artista plástico
Agradecimento: Colégio Objetivo Sorocaba – MakerSpace.

 

289.3_Banner_EscolasDoBem_ChegadaNoel2_810x400px

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s