Por que os pés das mulheres incham durante a gravidez?

Durante o período da gestação, as futuras mamães passam por diversas mudanças e sofrem com alguns desconfortos, como enjoos, dor nas costas e pernas, azia, dificuldade para dormir e também o inchaço nos pés. Porém, por que os pés das gestantes incham tanto? De acordo com o ginecologista e obstetra, Maurício Sobral, no decorrer da gravidez a mulher passa por várias alterações hormonais e, uma delas, acaba dilatando os vasos sanguíneos, o que facilita a passagem de líquidos do interior dos vasos para fora do sistema circulatório, causando o inchaço.

“No final da gravidez acontece a compressão do útero sobre as veias da pelve, o que diminui o retorno venoso (quantidade de sangue que chega ao coração por minuto) dos membros inferiores para o coração, outro fator que favorece o inchaço. Além disso, algumas mulheres também sofrem com vasos e varizes decorrentes da gravidez, porém, devem desaparecer em cerca de três meses após o parto”, completa o médico. Ainda segundo o especialista, repousar deitada de lado pode ajudar a conter o problema, pois dessa maneira o útero se desloca para frente e libera as veias da pelve para a circulação do sangue.

“Evitar levantar peso e seguir com uma vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos, são essenciais para controlar o inchaço. É preciso ficar atenta também a ingestão de sal e  alimentos gordurosos e industrializados, pois podem intensificar a retenção de líquidos”, finaliza Sobral.

Fonte: Maurício Sobral, ginecologista e obstetra.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s