Saiba como evitar a desidratação das crianças no verão

Durante o verão, é comum suarmos mais para manter a temperatura do corpo. Se o líquido perdido não for reposto, pode ocorrer a desidratação com sintomas como cansaço, dores de cabeça, tontura, taquicardia, pele e boca secas, pressão baixa e vômito. O problema é mais comum em idosos e em crianças, que gastam energia e acabam se esquecendo de beber água. Por isso, oferecer o líquido aos pequenos frequentemente é fundamental. Para evitar a desidratação, a nutricionista Patrícia Cruz dá outras dicas:

– Algumas frutas ajudam na hidratação e são ótimas para o verão, já que podem ser consumidas geladinhas. É o caso da melancia, composta por mais de 95% de água e rica em vitaminas do complexo B; do abacaxi, repleto de vitamina A e com ação desintoxicante; e do pêssego, rico em fibras e que protege a saúde da pele.

– Não se esqueça de oferecer água antes, durante e depois de a criança fazer uma atividade física.

– Substitua frituras e empanados por assados, grelhados e cozidos e ofereça diferentes opções de verduras e legumes às crianças.

– Cuidado com alimentos e bebidas contaminadas, que podem provocar vômito e diarreia. Lave bem todos os vegetais, evite pedir gelo para bebida nos restaurantes e incentive as crianças a lavarem as mãos sempre.

Fonte: Patrícia Cruz, nutricionista.

 

810x400 instituto infancia-app3

Anúncios