Beber água ao longo do dia é essencial para dormir bem

Manter o corpo bem hidratado durante todo o dia é fundamental para conseguir dormir bem, principalmente nas noites de forte calor. O médico nutrólogo Dr. Paulo Giorelli explica que as pessoas devem beber água de maneira fracionada e não apenas na hora de deitar.

 Dormir mal prejudica a saúde e as altas temperaturas têm atrapalhado o descanso necessário. Durante o verão é mais difícil pegar no sono, as pessoas tendem a se mexer mais na cama e a acordar várias vezes ao longo da noite.

 Além da água, alguns alimentos podem ajudar quem sofre com esse desconforto e mal-estar. O especialista explica que não é bom ingerir grandes quantidades de alimentos nas três horas que antecedem o momento de deitar-se. “Comer moderadamente, de três em três horas, é o ideal para ajudar a contornar os problemas com o sono. É importante também tomar cuidado para não ingerir café, chá preto e até refrigerantes nas quatro horas antes de dormir, pois, como esses produtos contém cafeína, estimulam o Sistema Nervoso Central e dificultam o descanso”, esclarece.

Quem ingere carboidrato antes de dormir, por exemplo, tende a ficar mais sonolento, pois eles liberam insulina, que por sua vez ajuda a substância triptofano a entrar no cérebro, onde se transforma em serotonina, o que nos faz querer dormir. Isso não significa, no entanto, que é bom consumir alimentos ricos nessa substância. O mais adequado é criar um ritual para relaxar, com alimentos leves e saudáveis.

 “Outra dica importante para quem sofre com a insônia é não pular os horários das refeições, mantendo o equilíbrio nas porções e fazendo exercícios diariamente, mas sempre pela manhā, pois deixar para se exercitar no fim do dia pode causar dificuldade para conciliar o sono devido à adrenalina”, recomenda o especialista.

 Alguns alimentos podem ajudar a induzir o sono, como um copo de leite morno ou chá de capim limão. “O leite morno contém lipídeos e, quando ingerido, costuma dar uma sensação de saciedade que ajuda a conciliar o sono. Outra opção é o suco de maracujá, que em algumas pessoas ajuda pelo conteúdo de maracujina, substância com efeito de acalmar”, indica o médico nutrólogo.

Fonte: Paulo Giorelli, nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN.

810x400 instituto infancia-app3

Anúncios