Seis ideias para animar as férias dos pequenos

Quem não lembra de uma brincadeira preferida ou passeio em família no verão? Banho de piscina, mangueira, casinha na árvore ou embaixo da mesa. Para as crianças, uma atividade simples e que pode ser feita em casa tem um valor especial e pode tornar as férias inesquecíveis.

Segundo a pedagoga Márcia Murillo, pedagoga da empresa Mercur, férias é tempo de descanso, de repor energias, de se preparar para o próximo ano que chega. Em períodos normais, muitas famílias não possuem o mesmo descanso que as crianças, ou possuem em tempo reduzido, o que dificulta este “encontro” entre as gerações. Essa falta de tempo acaba deixando as crianças expostas a um computador, tablet, smartphone ou a televisão por períodos prolongados, muitas vezes acarretando no chamado estresse tóxico infantil.

“Aproveitar o tempo juntos para propor espaços de criação pode ser uma ótima oportunidade de provocar as crianças a viverem outras experiências. Tanto ao longo das férias, como ao longo de uma vida inteira. Ao incentivar e mobilizar crianças, elas deixam de ocupar um lugar de passividade e comodidade. Corpo em ação é corpo em atitude, em tomada de decisões. Insistir e persistir nos convites para fazer algo novo pode ser uma ótima experiência para a vida”, ressalta.

No entanto, segundo a pedagoga, o ócio também deve ser respeitado. Não somente nas férias, mas em todas as fases da vida. “Respeitar o ócio é respeitar o espaço de solidão e introspecção da criança. O tempo, geralmente fragmentado e apressado, coloca as crianças em contato com suas fragilidades, assim como faz com os adultos. No ritmo acelerado, perdemos a nossa força criadora, não dando espaço para a imaginação e o poder de decisão. Então é preciso permitir também a tomada de decisões sobre o que quer fazer, o que sente, o que não quer fazer, para que perceba e descubra questões básicas de sua existência”, explica.

Para despertar o interesse dos pequenos e tornar os dias longe da escola recheados de experiências, aventuras e diversão, garimpamos algumas ideias para crianças de todas as idades. Veja:

Pista de obstáculos em casa ou no pátio – Vale passar por baixo da mesa, imaginando que é uma caverna, pular um rio de almofadas ou atravessar uma ponte de cadeiras enfileiradas. Colar barbantes e fitas nas paredes de um corredor criando um desafio também pode entreter. Que tal uma cesta de basquete com um balde? O que vale é a imaginação!

Juntos na cozinha – Saber de onde vêm os alimentos e como são preparados pode ser mais divertido do que pensamos. Como a cenoura vai parar dentro do bolo? De onde vem a farinha e os ovos? Porque precisa colocar no forno? Este é um tempo juntos que, além de divertido, pode ensinar coisas práticas da vida diária.

CD ou pendrive com as músicas preferidas da família – Para ouvir no carro, durante a viagem ou dançar muito em casa. Envolva todo mundo na escolha das músicas e pergunte sobre o motivo da escolha para cada um. Isso pode gerar identificação e ensinar sobre a importância de respeitar todos os gostos.

Exploradores da natureza – Saia com um balde e proponha recolher os galhos, as folhas, flores e pedras mais interessantes do caminho. Dá para contar o número de pássaros no parque ou na praça e até catalogar as árvores do bairro. O que importa é aproveitar a natureza que está pertinho de vocês.

Material escolar organizado – Com as férias chegando ao fim, vale conferir o que dá para reaproveitar e o que está faltando na mochila. Ensine a separar, a observar se o giz ou lápis ainda pode ser usado, a limpar e a lavar o estojo e mochila que podem ser reaproveitados. Faça capas personalizadas para os cadernos.

Crie memórias – Fazer bolhas de sabão, ajudar a cuidar do jardim ou da horta, recortar papéis ou colar sucatas, empinar pipa ou até escrever uma história em quadrinhos. O que vale é guardar na memória os momentos especiais e criativos das férias.

Fonte: Márcia Murillo, pedagoga da empresa Mercur.

259.7_Institucional_EscolasDoBem_Post_810x400px

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s