10 dicas para melhorar a alimentação da família

“Não gosto.” “Isso eu não quero!” Que mãe nunca ouviu frases como essas, ao preparar um prato bem colorido e balanceado em casa? E, nem sempre são só as crianças que reclamam. Os adultos, também!

Para auxiliar na tarefa de muitos em tornar a alimentação de toda a família mais saudável, sem comprometer o apetite e entrar em pé de guerra, a nutricionista e culinarista Kelly Cristina, elaborou uma lista de 10 combinados que prometem acabar com a cara feia e melhorar as refeições, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

Segundo a especialista, alimentar-se corretamente e de forma equilibrada tem a ver com escolhas, e não com sacrifícios. “Você pode optar por uma infinidade de receitas saborosas e apetitosas à base de produtos saudáveis, que suprirão perfeitamente o desejo de comer coisa ‘gostosa’ e ainda lhe farão bem. Sabemos que, com a correria o dia a dia, isso é praticamente impossível, mas estamos aqui exatamente para ajudar nessa missão”, convida a Kelly.

Veja as 10 dicas para levar bem-estar à mesa:

 1- Troque refrigerantes por bebidas naturais, como água, água de coco, sucos de frutas ou de polpas.

2- Coma mais em casa. Planeje-se e veja como é possível melhorar a alimentação com essa mudança de agenda. Sempre que puder, faça isso acontecer!

3- Programe-se para levar sua própria comida ao trabalho ou à escola. Faça marmitas, pique as frutas, procure recipientes adequados para o transporte e leve o que precisar.

4- Convide a família para a cozinha, afinal, é bem mais simples e rápido quanto mais gente puder ajudar. Enquanto um lava, o outro corta e, assim, por diante. Além de agilizar o lado de todos, ainda pode se tornar um momento único em família!

5- Leia nos rótulos dos produtos a parte que lista os ingredientes e evite aqueles que contêm componentes que não aparecem  em uma cozinha convencional, como aromatizantes, realçadores de sabor, estabilizantes e etc.

6- Organize-se para voltar das compras com tempo hábil para arrumar os alimentos, como trocar as embalagens das carnes, higienizar, secar e armazenar as folhas e acondicionar tudo da melhor forma. Isso faz com que agilize bastante o tempo na cozinha e desperdícios sejam evitados.

7- Eletrônicos, como TV, tablet e smartphone, não devem fazer parte das refeições.

8- Faça as refeições sentado à mesa, sem distrações. Concentre-se no momento de comer, estando sozinho ou não. O importante é que você perceba o que e quanto está comendo. Nada de comer na mesa do escritório!

9- Congele o trivial, como arroz, feijão cozido sem tempero, legumes picados e etc. Isso facilitará sua vida nos dias mais corridos.

10- Tenha uma lista de compras base. Assim, sempre que precisar ir ao mercado, ficará mais fácil de lembrar o que falta.

Fonte: Nutricionista e culinarista Kelly Cristina.

9722_01_A_810x400px_Banner-Mobile_Escolas-do-bem_Nutrifam

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s