Saiba por que homens podem sentir sintomas parecidos com os das gestantes

Cansaço, sono excessivo, mal estar, vômitos, quilinhos a mais e preocupação fora do normal com o futuro. Para uma gestante certamente estes sintomas são algo comum durante a gravidez. Mas muitas vezes quem passa por todos esses problemas é exatamente o homem. Alguns ficam desesperados, achando até que estão com algum problema sério, mas não há com o que se preocupar.  O tema é definido pela medicina como Síndrome de Couvade ou gravidez psicológica. A psicóloga Heliane Ribeiro de Faria explica que é uma prova de como podemos manipular os nossos pensamentos positiva ou negativamente, e também podemos criar fantasias e ilusões que refletem até fisicamente. “A maioria dos especialistas afirma que a Síndrome de Couvade está ligada a fatores psicológicos. A gravidez acontece no corpo da mulher, mas os aspectos emocionais repercutem em toda a família”.

A psicóloga explica que os motivos pelos quais um homem apresenta sintomas de gravidez vão da forte conexão com a parceira à vontade de chamar a atenção. “Muitos vivem essa situação por solidariedade com a companheira. Às vezes, pode ser também uma forma de não ficar ‘de escanteio’ numa fase em que todos os cuidados estão voltados para a futura mamãe”, diz Heliane. Segundo a especialista, correntes da psicologia afirmam que a síndrome é uma manifestação inconsciente da inveja masculina relativa à capacidade, exclusiva da mulher, de gestar um bebê.

A especialista reforça a importância do casal se manter unido e de as mulheres darem espaço ao homem dentro do período gestacional. “É importante que as mulheres dêem espaço para que o parceiro coloque suas questões durante a gravidez. O homem também fica ansioso, tem dúvidas sobre as mudanças que sua vida sofrerá quando o bebê nascer, se vai ser um bom pai, se vai dar conta. É importante ele falar sobre seus medos”, ressalta.

Fonte: Heliane Ribeiro de Faria é psicóloga, especialista em gestão de pessoas, psicologia organizacional e tratamento de dependência química.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s