Saiba como a tecnologia pode ser uma aliada na aprendizagem das crianças

Nascidas na era da conectividade, as crianças de hoje convivem harmoniosamente com as tecnologias de comunicação e interatividade. Chamada de geração alpha, para elas já não é possível desassociar o aprendizado da vida online. Por isso, considerar games e aplicativos como mais uma ferramenta na educação, é essencial. “Como essa geração nasce na era digital, ela tem o jogo como algo do dia a dia. Trazer a questão da aprendizagem pelo jogo é aproximar temas que são importantes para as crianças aprenderem em um ambiente que elas já gostam”, esclarece Silvia Sá, psicóloga e gerente de educação do Instituto Akatu. Veja alguns jogos online que complementa o aprendizado das crianças:

ReciclaKi

reciclaKi
Foto: Divulgação

Criado especialmente para estudantes, o game apresenta conteúdo didático sobre reciclagem. Ele está dentro do percurso “Turma que Recicla”, do Edukatu – Instituto Akatu, uma plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade. No jogo, os estudantes são catadores de recicláveis e aprendem sobre a importância de separar e destinar corretamente os diversos materiais. Pode ser jogado em computadores, tablets e smartphones com sistema Android e iOS.
http://www.edukatu.org.br/reciclaki

Diário de amanhã

diário
Foto: Divulgação

O tema relacionado aos direitos humanos nem sempre é algo discutido nas escolas. Para ajudar alunos e educadores a se aproximarem do assunto de maneira lúdica e didática, o Senac, em parceria com a instituição Palas Athenas e com o apoio da Unesco,  criou o “Diário de Amanhã”. Em formato de perguntas e respostas, o game tem como objetivo facilitar o entendimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que faz parte do dia a dia de toda a sociedade. Com acesso gratuito e ilimitado, os educadores preenchem um cadastro simples e podem jogar offline.
www.sp.senac.br/diariodeamanha

 Kiduca

kiduca
Foto: Divulgação

Trata-se de uma plataforma educacional baseada em games e fundamenta nas diretrizes curriculares. O jogo simula uma cidade, dividida em bairros. Cada bairro representa uma área de conhecimento (Matemática, Português, Ciências, História, Biblioteca e Centro). É um ambiente interativo, onde a criança cria um avatar (personagem fictício) que tem seu mundo próprio. Nele são criadas situações para estimular a curiosidade do aluno, de acordo com a fase em que ele se encontra na escola. Também ensina valores morais e cidadania. O legal é que a plataforma permite que o professor crie jogos para os seus alunos. Pode ser monitorado pelos pais, educadores ou pela própria escola. Versão disponível apenas para computadores, via internet. Acesso pago.
http://www.kiduca.com.br

Magic Bubble

magic
Foto: Divulgação

Trata-se de uma rede social infantil que conta com games divertidos e educacionais. As crianças assumem avatares em um mundo virtual que reproduz cenários de cidades brasileiras e do mundo. Com suporte pedagógico, o ambiente pode ser monitorado por pais e professores, acompanhando o desenvolvimento dos pequenos e ainda brincar junto. Após um período gratuito, é necessário se tornar assinante por um valor mensal de R$ 9,95. A plataforma está disponível em uma versão para computadores e aplicativo para o sistema Android.
www.magicbubble.com.br 

Aprender a ler

app
Foto: Divulgação

O aplicativo para smartphones e tablets ajuda as crianças em fase de alfabetização a ler e escrever de uma maneira gradual. Relacionar palavras a figuras correspondentes, copiar palavras, completar letras que faltam e escrever são algumas das atividades disponíveis. O game é grátis e está disponível para o sistema iOS na Apple Store.

 

Fontes: Jorge Proença, diretor do Singol
Luciana Barros de Almeida, presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp)
Silvia Sá, psicóloga e gerente de educação do Instituto Akatu

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s