Cinco dicas para promover a saúde emocional das crianças

As emoções são tão fundamentais para tomadas de decisões, quanto o são o sucesso pessoal e profissional. É comum encontrar adultos que derrapam quando se trata de controle emocional, então, que tal educar emocionalmente as crianças para que elas enfrentem os desafios e superem com mais facilidade os percalços da adolescência e da vida adulta? Aqui vão algumas dicas da Cristiane Carvalho, especialista em neuropsicomotricidade, saúde mental e educação emocional. Veja!

– Seja o modelo. Se os pais gritam, as crianças aprendem a gritar. Se xingam, elas aprendem também a xingar. Se, por outro lado, falam com respeito e não mentem, elas seguirão seus passos. 

– É muito mais fácil para a criança falar sobre os sentimentos dela quando os pais conseguem falar sobre seus próprios sentimentos, reconhecem as emoções dos outros e conversam com ela sobre o que outras pessoas devem estar sentindo em uma dada situação. Então seja aberto e curioso sobre as emoções que surgem dentro de você e a sua volta.

– As emoções são transitórias e podemos sentir mais de uma ao mesmo tempo. Explicar que as emoções passam como as nuvens e oferecer apoio vai aumentar o vínculo e a confiança entre vocês.

– Faça a criança a pensar nas consequências de seus atos. Essa prática permite com que a criança viva a frustração de forma segura, pratique a tolerância e fixe em seu repertório de respostas a capacidade de se adaptar às mais diversas situações. Fazer um desenho também pode ajudar muito neste processo e as crianças amam.    

– Elogie seu filho quando ele faz algo certo. Uma criança quer se sentir querida, valorizada e apoiada por seus pais, então, nada melhor do que eu elogio para aumentar a probabilidade de um comportamento bom se repetir. 

Fonte: Cristiane Carvalho, fundadora da TeraPlay Brinquedos Terapêuticos e especialista em neuropsicomotricidade, saúde mental e educação emocional.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s