Exercícios físicos podem ser feitos durante o período de amamentação

Muitas mamães querem recuperar a boa forma depois da gravidez mas ficam com o pé atrás na hora de fazer os exercícios físicos. Isso porque é muito comum ouvirem que a pratica de atividade física durante o período de amamentação pode interferir na produção de leite.  A especialista em exercícios pós-parto Gabriela Cangussú, esclarece as dúvidas mais comuns sobre o tema. Confira:

1- Exercício físico seca o leite? De acordo com o estudo de Cary Quinn publicado em 2001, o exercício e a amamentação são atividades compatíveis. O ato de se exercitar não demonstra nenhum efeito prejudicial durante a lactação e não afeta o volume do leite, crescimento, o desenvolvimento infantil ou a saúde materna. O estudo mostra que as lactantes ativas tiveram melhora na aptidão cardiovascular e sensação de bem-estar. O importante é que as mamães executem os exercícios de forma correta e numa intensidade adequada, sem exageros.

2- Quando posso começar a praticar atividade física? Em geral, para as mulheres que se submeteram ao parto normal, em 30 dias é possível retomar uma rotina de exercícios, começando devagarzinho. Já para aquelas que passaram pelo procedimento de cesariana, normalmente, após 60 dias estarão prontas para voltar à ativa. Mas é importante lembrar que antes de começar a suar a camisa, é preciso ter a liberação oficial do médico.

 3- Depois que faço exercícios físicos, quanto tempo depois posso amamentar? O ideal é amamentar 30 minutos antes do treino ou 30 minutos após, pois há uma diminuição dos níveis de IgA  no organismo, entre 10 a 30 minutos após o exercício. IgA, ou imunoglobulina A, é um anticorpo que protege o bebé contra vírus e bactérias.

 4 –  Preciso beber mais líquidos? No treino se perde muito líquido, então é muito importante se hidratar bem, principalmente no dia em que se faz atividade física. Os médicos recomendam que a lactante comum beba de 3 a 5 litros por dia. Portanto, se ela praticar exercícios regularmente é necessário um aumento de 20% dessa quantidade.

 5- Preciso usar um top especifico para atividade física? Durante toda a fase de amamentação, as mamas ficam maiores e mais pesadas. O ideal é que as mamães usem tops de algodão com boa sustentação para os seios e que se certifiquem de estarem bem firmes.

Fonte: Gabriela Cangussú, especialista em exercícios pós-parto.

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