Saiba como a leitura ajuda no desenvolvimento das crianças

Já está mais do que comprovado que a leitura traz benefícios quando praticada ainda na infância. É certo que ler estimula a criatividade, a imaginação e o raciocínio lógico das crianças.

Segundo a psicopedagoga Luciana Barros de Almeida, quando transformada em hábito, a leitura promove o aumento de vocabulário, aprendizado da grafia correta das palavras e a melhoria da interpretação textual, “facilitando a conexão com a escrita, maior sucesso escolar e afeição pela leitura”, completa.

Pais que incluem livros à rotina de seus filhos proporcionam um aumento do conhecimento delas, que pode ser útil como fonte para a escrita de uma redação e a criação de pensamento crítico. Além disso, a troca de afeto e a emoção durante a leitura criam um vínculo especial entre a família.

A leitura para crianças não alfabetizadas estimula seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Inclusive, a partir do 5º mês de gestação, os bebês já são capazes de ouvir o que se passa no mundo. Ler para eles, nesta fase, ajuda a reconhecer a voz da mãe quando nascer e desenvolve o emocional, social e aprendizado da criança, de acordo com a psicóloga clínica Ana Cássia Maturano.

Fonte: Luciana Barros de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABP.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s