Estresse na infância pode acelerar o envelhecimento

Os pais fazem de tudo para proteger a criança de traumas e violência, porém abusos e estresses vivenciados na infância podem acelerar seu envelhecimento biológico, ou seja, as crianças podem parecer mais velhas do que já são, correndo o risco de morte prematura.

Neste estudo, desenvolvido na Universidade Duke (Estados Unidos), os pesquisadores observaram os telômeros do DNA, que ficam nas pontas dos cromossomos e diminuem com cada divisão de célula. Assim, eles são um indicativo confiável do envelhecimento do corpo. A literatura médica mostra que pessoas com telômeros mais longos têm chances maiores de terem tido infâncias tranquilas.

Os pesquisadores acreditam que o estresse seja o causador do encurtamento dessas estruturas, já que a violência causa maiores níveis de inflamação no corpo. Esse aumento na inflamação seria então responsável pelo menor comprimento dos telômeros.

O estudo ressalta a importância vital da redução da exposição à violência em crianças, tanto do bullying quanto do abuso familiar.

 

Fonte: Universidade Duke.

 

 

 

BANNER ESCOLAS DO BEM - APP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s