Saiba como cuidar da anemia na gestação

Gravidez é um momento de alegria, de espera e também de muitos cuidados não somente com o bebê, mas também com a mamãe. Uma doença comum durante a gestação, a anemia ferropriva, causada por deficiência de ferro, pode ser facilmente evitada com a suplementação de ferro.

E com falta de ferro não se brinca! Segundo a médica ginecologista e obstetra, Cassiana Giribela, “a predisposição a doenças infecciosas e o aumento de mortalidade em mães, além de partos prematuros e complicações neurológicas nos bebês, são efeitos da anemia na gravidez”. Para o feto, também há inúmeras consequências, “como perdas gestacionais (abortamentos, óbito intrauterino), hipoxemia fetal (redução da quantidade de oxigênio), prematuridade, ruptura prematura das membranas, quadros infecciosos, restrição de crescimento fetal e anemia no primeiro ano de vida, devido as baixas reservas de ferro no recém-nascido”, explica a Dra. Cassiana.

Devido à elevada frequência de deficiência neste grupo, às possíveis complicações associadas e à importância de chegar ao momento do parto com bons níveis de ferro, recomenda-se a todas as mulheres grávidas a ingestão de suplementos com ferro para prevenir o aparecimento da anemia ferropriva.

 

Fonte: Cassiana Giribela é ginecologista e obstetra, mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da USP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s