Por que brincar é tão importante para as crianças?

Em uma época em que brinquedos eletrônicos, internet e televisão prendem a atenção das crianças  e são totalmente cômodos aos pais (sejamos francos), as brincadeiras e os brinquedos mais simples parecem perder sua funcionalidade.

Não seja adepto das novas tecnologias na educação das crianças. Brincar faz toda diferença no crescimento e na socialização do pequeno. “Brincar constitui as bases de um desenvolvimento saudável na infância, auxiliando principalmente a evoluir a personalidade da criança”, explica a psicóloga Marina Julio.

A vida moderna eliminou velhas brincadeiras (amarelinha, pula-corda, esconde-esconde) e trouxe novos brinquedos, cada vez mais sofisticados. Mas ainda é possível resgatar a simplicidade e a inocência da infância através de brinquedos pedagógicos e estes não são usados somente nas escolas.

Quando utilizados desde cedo pelas crianças, os brinquedos pedagógicos podem auxiliá-las no desenvolvimento de diversas habilidades e têm reflexos em diferentes áreas do conhecimento, de acordo com a pedagoga Fernanda Dias de Jesus. “Tais brinquedos estimulam a percepção, a coordenação motora, a linguagem, a concentração, além de contribuírem na socialização, já que brincando as crianças têm a oportunidade de trocar ideias e experiências. Com estes brinquedos, as crianças também aprendem a lidar com diversas emoções e sentimentos, aprendem a ganhar, a perder e a dividir”, concluiu. 

 

 

Fonte: Marina Julio é psicóloga e proprietária da loja Faz de Conta de Sorocaba
Fernanda Dias Gomes de Jesus é pedagoga e pós-graduada em psicopedagogia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s