Saiba como recuperar a boa forma após o período de amamentação

O processo de emagrecimento após o período de amamentação costuma ser mais lento, muitas mulheres relatam dificuldade para perder apenas os dois últimos quilos que ganharam durante a gravidez. Isso acontece porque o metabolismo não está mais acelerado constantemente pela produção do leite materno, mas existem alimentos funcionais que podem facilitar esse processo, acelerando novamente o metabolismo, favorecendo a queima de gorduras e combatendo a retenção de líquidos. A nutricionista Sinara Menezes lista os alimentos que contribuem para o processo de emagrecimento.

Aposte nos termogênicos: capazes de acelerar o metabolismo e potencializar a queima de gordura corporal, alimentos como canela, gengibre, pimenta vermelha, café e outros, são liberados após o período de amamentação. Esses alimentos aumentam a temperatura do corpo e fazem com que o organismo trabalhe mais para digeri-los, gastando mais energia nesse processo.

Hidrate-se: a água é um estimulante poderoso e natural para o bom funcionamento dos rins, acelerando o processo de eliminação dos líquidos e impurezas retidos no corpo, colaborando assim para uma considerável redução dos inchaços e melhorando o aspecto da pele. Recomenda-se a ingestão de, no mínimo, dois litros diariamente.

Não se esqueça das fibras: presentes em vegetais e carboidratos integrais, além de facilitar o trânsito intestinal, elas ainda garantem maior saciedade por muito mais tempo após as refeições e também são capazes de impedir a absorção total da gordura ingerida através dos alimentos. Mas é importante lembrar que quando se aumenta o consumo de fibras deve-se aumentar também a ingestão de água, para que o intestino funcione perfeitamente.

A nutricionista ainda recomenda o uso dos chás, que também ajudam a manter o corpo hidratado. Há os energizantes, que podem reduzir a sensação de fadiga e aumentar a disposição para o dia a dia, como o chá verde, o chá branco e o chá de hibisco, ou ainda, para aquelas que precisam relaxar e aliviar o estresse há os chás considerados “calmantes”, como camomila, erva-doce e hortelã.

 

Fonte: Sinara Menezes, nutricionista.

 

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