Saiba como lidar com as mordidas na primeira infância

É comum pais e responsáveis se queixarem ou estranharem marcas de mordidas em seus filhos, o que precisa ser esclarecido é que as mordidas podem ter outros significados para as crianças.

“Essas mordidas acontecem, principalmente, na fase de transição, no berçário e podem se estender até os três anos, quando são mais esporádicas”, explica a psicopedagoga Caroline Costa e Silva.

Mordidas na Infância

Esse hábito acontece com mais frequência com crianças de um a três anos, quando ainda não possuem a fala propriamente dita e acabam por se expressar ou comunicar algo por meio das mordidas.

Isso pode acontecer para transmitir um descontentamento ou em uma disputa por brinquedos, porém, não significa que a criança é agressiva.

“Também é possível que ela esteja tentando expressar alegria. Para as crianças, o beijar é muito próximo do morder. Algumas vezes podem até receber seus amigos com mordidas, já que para elas isso pode ser uma forma de expressar sua felicidade com a chegada do colega”, conta a psicopedagoga.

love, mike & chris

Quando isso acontece na escola, cabe aos professores e coordenadores esclarecerem aos pais, seja em reuniões individuais ou não, e apresentar textos elucidativos.

Fonte: Caroline Costa e Silva, psicopedagoga.

Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s