Saiba como ensinar tolerância às crianças

É preciso ter em mente o real significado de tolerância. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, tolerar não é um ato de generosidade, de dar espaço para o outro ou de se privar para que o próximo tenha sua chance.

“É apenas o reconhecimento necessário de que no espaço público o direito de ocupação é de todos. Portanto, para estar com os outros é preciso enfrentar a condição de perder um pouco do seu”, afirma a psicanalista Ilana Katz. Em outras palavras: é aceitar o convívio em conjunto.

Para as crianças pequenas o conceito é algo complexo de se entender. Porém, elas assimilam facilmente o que é aceitação e rejeição – neste caso, a intolerância será percebida como rejeição.

“As crianças têm dificuldade em lidar com esse sentimento de rejeição, e o associam à falta de afeto. Por isso, é importante que os pais expliquem e exemplifiquem que a tolerância é baseada na compreensão do outro, e que mesmo discordando de uma opinião, podemos continuar a gostar da pessoa”, explica a psicóloga Rita Calegari.

criança-tolerancia.jpg

Marco Gregori, da Rede VIAe, destaca algumas ações que ajudam as crianças a lidar com o diferente.

1 – Dê o exemplo. Mostre que você (mãe, pai, avó, avô, tio, tia, padrinho, madrinha) sabe lidar com opiniões distintas da sua, com maturidade e respeito.

2 – Ensine empatia. É fundamental ajudar as crianças a se colocarem no lugar do outro e a entenderem que há lógicas distintas.

3 – Lembre-se de situações positivas de tolerância. Traga à memória dos pequenos casos em que eles lidaram com o diferente de forma tranquila, como o amiguinho de outro time e o primo de outra religião.

4 – Ajude a refletir. Questione as crianças se faz sentido que elas maltratem outras crianças só porque elas pensam diferente. Ao pensar racionalmente, a resposta fica óbvia.

Fontes: Ilana Katz, psicanalistaMarco Gregori, criador da Rede VIAeRita Calegari, psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s