Saiba como lidar com os medos infantis

Quem nunca ouviu a história do homem do saco, do bicho-papão entre tantas outras criações do imaginário popular? Essas histórias para colocar medo nas crianças quando usadas de forma indevida pode trazer transtornos como pesadelos e constante insegurança.

Além de causar irritação e em alguns casos apresentar sinais de ansiedade como roer as unhas. “Quando damos elementos assim, que nunca foram vistos pela criança nem mesmo em desenho, a probabilidade de que se transformem em algo assustador é bastante grande”, explica a Dra Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga.

medo infantil

Na maior parte das vezes os pais usam esse tipo de ameaça como forma de domar os filhos, principalmente aqueles que freqüentemente se distanciam nos supermercados ou lojas, para que eles fiquem por perto.

A psicóloga ensina que ao invés de criar esses personagens, os pais poderiam simplesmente antes de sair de casa dar instruções para a criança de onde iriam e que ela não deveria sair do seu lado por ser um lugar grande e poder se perder, que não seria nenhuma mentira e o medo seria o mesmo para a criança.

“As mentiras não são necessárias para alertar, e muito menos para educar, as crianças. A realidade em si é perigosa e não precisamos pedir ajuda para outros amedrontarem nossos filhos, como o bicho-papão, o homem do saco e a bruxa má”, finaliza a Dra. Ana Cássia.

 

Fonte: Dra. Ana Cássia Maturano, é psicóloga e psicopedagoga especializada em problemas de aprendizagem.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s