Frutas devem fazer parte da alimentação diária das crianças

As frutas são alimentos importantíssimos para o desenvolvimento dos pequenos. Fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, previnem doenças, evitam a obesidade, são saudáveis e ajudam no bom funcionamento do intestino.

No Brasil, temos a felicidade de encontrar uma enorme variedade de frutas nas feiras e supermercados. O ideal é que a criança experimente de tudo um pouco, para que o seu paladar não fique restrito.

Questão de hábito

De acordo com a nutricionista Márcia Sabadin Mendes de Souza, as frutas devem ser o primeiro alimento a fazer parte da nutrição do bebê. “No início, o ideal é oferecer papinhas de frutas e sucos naturais em pequenas quantidades; sem açúcar”, explica.

criança-frutas-banana.jpg

E ela lembra que os pais precisam ter paciência e persistência para fazer o pequeno se habituar com os novos sabores. “Por mais que a criança relute em aceitar esse novo cardápio – chore, recuse ou vomite parte do que ingeriu –, habituar-se é uma questão de tempo”, lembra.

Dê o exemplo

Nem sempre é fácil optar pelos alimentos saudáveis. Na correria do dia a dia, parece ser bem mais simples abrir um pacote de biscoitos e oferecer à criança do que lavar morangos, uvas, descascar e cortar um abacaxi para comer. No entanto, essa falsa praticidade pode ser danosa ao organismo.

“Uma dieta deficiente pode levar a transtornos metabólicos e, em muitos casos, pode relacionar-se diretamente ao desenvolvimento de diversas doenças na idade adulta, tais como doenças degenerativas e cardíacas, câncer, embolias, osteoporose e obesidade”, destaca a Márcia.

Como as crianças tendem a imitar o que os adultos fazem, o ideal é que sua alimentação seja rica em frutas para que a criança se inspire e sinta vontade de saborear essas delícias.

Fonte: Márcia Sabadin Mendes de Souza, nutricionista.

Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s