Mitos e verdades sobre o omega 3

Quando se fala em gordura, é comum associá-la a algo negativo, como a gordura corporal, problemas no coração e obesidade. Por isso, vale conhecer os tipos de gordura e escolher as mais benéficas, que são nutrientes essenciais para manutenção do bom funcionamento do organismo.

Os ácidos graxos poli-insaturados da série ômega 3, por exemplo,  auxiliam  na  saúde  do  coração,  além  de  serem  importantes  durante a gravidez.

A nutricionista Anna Lacerda esclarece os principais benefícios dessa “gordura do bem” e explica alguns mitos sobre o nutriente, ajudando a compreender a importância de inseri-lo na dieta alimentar. Veja!

Todos os peixes são ricos em ômega 3? MITO.

A concentração de ômega 3 varia de acordo com a temperatura da água onde os peixes marinhos habitam. Aqueles que vivem em ambientes frios tendem a acumular mais ômega  3,  como  o  arenque,  a  sardinha,  o  salmão  e o atum, entre outros.

O organismo humano não consegue produzir ômega 3? VERDADE.

Necessários em determinados processos biológicos, os ácidos graxos da série ômega 3 devem ser adquiridos por meio da dieta alimentar, uma vez que os seres humanos não são capazes de produzi-los. Aliás, eles são denominados essenciais justamente por isso.

O único benefício do  ômega  3  é  a  saúde  cardiovascular?  MITO.

O  principal  benefício  desse  ácido  graxo  está  relacionado  ao  coração,  atuando na redução de triglicerídeos. Porém, ajuda no tratamento da depressão, aumentando a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina; e ameniza os sintomas da artrite reumatoide, bloqueando as enzimas responsáveis pela inflamação.

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Ômega 3 é um ácido graxo essencial para o funcionamento do organismo. (Foto: Freepik)

Gestantes precisam incluir o ômega 3 na dieta? VERDADE.

Além  de  contribuir  na  redução do risco de nascimento de crianças prematuras e abaixo do peso, o ácido graxo participa na formação de neurônios, no crescimento e desenvolvimento do cérebro e no fortalecimento da retina dos bebês. Isso ocorre graças ao DHA, um dos representantes da série ômega 3.

 

“O consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”, conclui a nutricionista.

Fonte: Anna Lacerda, gerente nutricionista do Núcleo Médico Científico do Aché Laboratórios Farmacêuticos.

Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

 

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