Conheça os sinais que podem indicar depressão infantil

Quem pensa que depressão é uma doença de gente grande, está enganado. Segundo a OMS, o índice de crianças entre 6 e 10 anos diagnosticadas com depressão saltou de 4,5% para 8% na última década.  Por isso, os pais, responsáveis e educadores devem ficar atentos a mudanças bruscas de comportamento.

De acordo com a Dra. Thais Rabanea, mestre em Psicologia Médica e doutoranda em ciências pela Universidade Federal de São Paulo, as causas são relacionadas, na maioria dos casos, aos aspectos psicossociais, ou seja, perda de vínculos afetivos, divórcio dos pais, violência física e psicológica, falta de apoio familiar, rejeição dos colegas (bullying).

Sad little child, boy, hugging his mother at home
Saiba como identificar os sinais de depressão infantil. (Foto: Pixabay)

A queda do rendimento escolar tende a ser um dos primeiros indicadores de depressão em crianças. Outros indicadores importantes a serem observados são: isolamento, tristeza, dores abdominais, cefaleia, distúrbios de sono, fadiga, alterações de apetite, medos, baixa autoestima, irritabilidade, perda do interesse por atividades de um modo geral, falta de concentração, culpas e ideação suicida.

A especialista explica que a depressão é considerada uma doença grave e altamente incapacitante em qualquer faixa etária. Entretanto, quanto mais cedo a doença ocorre, maiores podem ser os prejuízos, especialmente considerando que o episódio depressivo pode se tornar recorrente.

Fonte: Dra. Thais Rabanea, mestre em Psicologia Médica e doutoranda em ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

Leia também:

Depressão pós-parto afeta duas a cada dez mulheres

Saiba como encontrar a ajuda certa para seu filho se dar bem nos estudos

Anúncios