Conheça os benefícios do espinafre para as crianças

Uma alimentação equilibrada na infância pede variedade em vegetais, e folhas verde-escuras como o espinafre não podem faltar. Elas são ricas em ácido fólico, também chamado de folato ou vitamina B9, que está diretamente ligado à formação das células.

“É indispensável na formação e maturação das hemácias, componente importante do sangue”, destaca a nutricionista Edjane Consorte Cinto de Almeida. O ácido fólico ainda participa do bom funcionamento do sistema nervoso, ajudando a formá-lo desde quando o bebê ainda está na barriga. Por isso, o consumo de espinafre é indicado também para as gestantes e para quem está pensando em engravidar.

“As hortaliças devem estar presentes na alimentação diária pelo menos duas vezes ao dia”, indica a nutricionista. Para a criançada receber os nutrientes necessários para crescer e ter energia, o ideal é variar no consumo de folhas durante a semana. Inclua o espinafre em dias alternados, colocando no cardápio outras verduras, como couve, agrião e rúcula.

Espinafre e outras verduras folhosas também são fontes de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, e de polifenóis, que são antioxidantes. “O alimento também fornece vitamina A, essencial para a visão, crescimento e desenvolvimento dos ossos, imunidade, e possui função anticancerígena”, revela Edjane.

Potássio e magnésio complementam a lista de benefícios, participando, respectivamente, da contração muscular (e importante na fase de crescimento e alto gasto de energia) e do metabolismo de outros minerais como o cálcio e o ferro (essencial, portanto para o esqueleto se desenvolver forte e para afastar a anemia).

 Fonte: Edjane Consorte Cinto de Almeida é nutricionista.

Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

Leia também:

Lancheiras devem ser montadas de acordo com idade das crianças

Fast foods podem levar a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes

Anúncios