Conheça os benefícios da beterraba

A coloração vermelha intensa da beterraba demonstra um de seus benefícios: a betalaína, um antioxidante natural. “Age contra o envelhecimento celular e reduz o risco de alguns tipos de câncer”, destaca a nutricionista Cintya Bassi.

A raiz pode trazer benefícios especiais às crianças, cujo sistema de defesas está em formação. “Os antioxidantes reforçam o sistema imunológico, reduzindo o risco de infeções. A beterraba também é uma boa fonte de vitamina A, nutriente importante para a visão”, explica a nutricionista.

Rica em pectina, auxilia no bom funcionamento do intestino e ajuda no controle das taxas de colesterol. Além disso, possui vitaminas do complexo B, importantes para o desenvolvimento saudável na infância.

Além de representar saúde, a cor da beterraba pode ajudar os pequenos a se interessarem pelos pratos. Um pedacinho do legume pode tornar sucos e vitaminas mais atrativos e nutritivos, basta batê-lo no liquidificador com as bebidas. Também pode ser usado na preparação de panquecas, sopas, suflês e purês.

“Os nutrientes são melhor aproveitados quando a beterraba é consumida crua, portanto, incluí-la em saladas é sempre uma boa recomendação”, indica a nutricionista.

Tente conquistar a criançada mudando a apresentação da beterraba: ralada, em palitos, em cubos e até em formatos divertidos, como estrelas e corações. Como a raiz age como um corante natural, é possível acrescentá-la a qualquer receita para deixar o prato rosado ou vermelho, como macarrão, bolos e pães.

 

Fonte: Cintya Bassi, nutricionista.

 

Leia também:

Lancheiras devem ser montadas de acordo com idade das crianças

Como cuidar da alimentação das crianças nas férias? 

Consumo equilibrado de ovo favorece o desenvolvimento saudável das crianças

 

Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

Anúncios