Especialista dá dica aos pais na hora de deixar os filhos quando saem para trabalhar

O nascimento do bebê enche os lares de alegria, especialmente pelo tempo junto ao recém chegado. Porém, um dilema acompanha a grande maioria dos pais desde antes da chegada da criança: “Onde ela vai ficar enquanto eu trabalho?”.

Segundo a psicóloga e educadora emocional, Denise Franco, essa decisão não pode ser unilateral. “Conversar em família e encontrar a opção que traga mais conforto a todos os envolvidos é sempre a mais sensata. A decisão em conjunto é importante, inclusive para diminuir a culpa dessa transição para os pais”.

De acordo com a profissional, algumas vezes alguém com vínculo de confiança familiar é uma boa opção, mas nem sempre essa realidade torna-se possível. “Quanto à decisão de deixar a criança na creche ou na escola, para a educadora emocional, deve seguir os mesmos parâmetros, sempre alinhados com a filosofia de educação da família, e por isso a escolha do centro educacional também é importante”.

filhos-x-trabalho
(Foto: Freepik)

Hoje em dia é normal que tanto o pai quanto a mãe trabalhem fora, até mesmo para que o sustento da família seja garantido. Porém, seja qual for a decisão, a mais sábia será sempre a que agradar a todos os envolvidos.

Sob o ponto de vista psicológico com relação à melhor opção para a criança, Denise afirmar ser relativo. Por outro lado, destaca a necessidade de que sejam construídos vínculos entre pais e filhos.

“Se os pais não podem oferecer o dia todo ao lado dos filhos, que ofereçam um tempo de qualidade ao lado deles, sentando à mesa do jantar, brincando no chão e contando histórias”, ela destaca.

Para Denise Franco, é importante que os pais reflitam sobre a necessidade de viver o momento presente com seus filhos. “No futuro, nada vai compensar a frustração de não ter construído laços de amor, respeito e cumplicidade, e esses laços são construídos na infância”, finaliza.

 

Fonte: Denise Franco, psicóloga e educadora emocional.

 

Leia também:

Especialista alerta sobre o impacto da tecnologia na saúde das crianças

Práticas esportivas na escola ampliam horizonte do estudante

Saiba como identificar os sintomas da ansiedade na criança

Este conteúdo é compartilhado pelo Programa Escolas do Bem, do Instituto Noa.

Anúncios

2 respostas para ‘Especialista dá dica aos pais na hora de deixar os filhos quando saem para trabalhar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s